8/14/2010

"O SUDÁRIO DE TURIM, COMO LEONARDO DA VINCI ENGANOU A HISTÓRIA"

Esse é o nome de um livro, mas não vim aqui para fazer propaganda de nada e sim para difundir essa idéia a todos vocês que nunca viram, leram, ouviram falar ou coisa do tipo. Acabei de assistir mais um documentário sobre Leonardo na Discovery, desta vez: "O MANTO DE DA VINCI", fiquei espantado e ao mesmo tempo curioso com o que vi. Ja é de tempos que me interesso pelo Leonardo, ja assisti vários outros documentários biográficos deste gênio.
Depois que assisti estive pensando: se no documentario eles comprovam que aquele auto-retrato de Leonardo ja idoso encaixa perfeitamente no rosto da Monalisa e aquele estudo da proporção perfeita do rosto humano feita por Da Vinci encaixa perfeitamente no rosto de Jesus contido no Santo Sudário de Turim e um outro suposto retrato de Leonardo jovem tem proporções quase perfeitas em relacao ao rosto de Jesus no Sudário, sendo que Leonardo nunca anotou nada nos seus cadernos sobre a Monalisa ou a suposta falsificação do Sudário de Turim, conclui que o atual rosto que conhecemos de Jesus, com aquela barba, cabelos compridos, cacheados e bonitos pode ser um auto-retrato de Da Vinci. Só que ai que tá, depois que os cientistas comprovarem que o tecido que foi usado foi fabricado em torno de 1290 a 1360(se eu nao me engano) e de terem a brilhante idéia de Leonardo ter usado uma camara escura para fazer a copia, estavam prestes a descobrir se ele era legitimo ou não, aí então o Vaticano proibiu qualquer teste cientistico com o Santo Sudário de Turim, provavelmente por medo de se comprovar a falsificação. É uma teoria muito interessante e provavelmente real garanto que quem ler ou assistir algum documentário se amarrara, deixo aqui essa dica a vocês e alguns links que poderão se situar no verdadeiro universo de Leonardo da Vinci ou da Igreja católica.

Câmara escura: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mera_escura

Tudo sobre o Sudário, desde a história, a análise cientifica até a perspectiva religiosa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sud%C3%A1rio_de_Turim

E o livro que eu citei acima, todo escaneado: http://books.google.com.br/books?id=3eGYlqsEuVAC&printsec=frontcover&dq=o+santo+sudario+como+leonardo+enganou+a+historia&source=bl&ots=UckPwm_dew&sig=NxMXxlSMwf8dNks4WSQhlMTOspQ&hl=pt-BR&ei=ai9nTNfbDoO8lQeW9-WeBQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=8&ved=0CC0Q6AEwBw#v=onepage&q&f=false


Uma frase muito interessante que combina perfeitamente em mim em relação a religião católica ou qualquer outra: "quanto mais eu estudo mais eu desacredito".

4 comentários:

  1. Fala, Igor! Tb curto muito Leonardo da Vinci. Desde os 12 + ou - que leio livros sobre ele. Não vi muitos documentários, não. É a figura mais incrível do Renascimento. Quando eu era garoto, ficava pensando ter nascido na época errada, tal o meu fascínio pela época renascentista e em especial, Leonardo.
    Onde há fumaça, há fogo.
    Abração,

    ResponderExcluir
  2. Verdade Gil! Como eu queria ter nascido no periodo da Renascença e ter sido o aprendiz do Leonardo ou do Michelangelo!!

    ResponderExcluir
  3. Vi esse documentário todo no Discovery e é extraordinário!!! ABRAÇOS!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, essa frase no final se encaixa perfeitamente pra mim tbm!
    Deve ser muito legal essa matéria!

    ResponderExcluir

Critique, elogie, opine!